domingo, 26 de setembro de 2010

Autoridades são favoráveis a penitenciária em Apucarana
Dom, 26 de Setembro de 2010 19:09
A construção de uma penitenciária na cidade de Apucarana parece já estar definida, e autoridades do município se colocam a favor da proposição. Juízes, promotores, membros do Conselho de Segurança, comandantes das Policias Militar e Civil e Pastoral Carcerária apóiam a proposta feita pela Secretaria de Estado da Segurança Pública...

Exatamente no dia 17 de Setembro, durante reunião realizada no Fórum da  comarca de Apucarana, o secretário de estado da segurança pública Aramis Linhares Serpa afirmou a existência de recursos para a construção de uma penitenciária na região Vale do Ivaí. Com a revelação, autoridades se mobilizaram para tentar viabilizar a construção.

Na última semana, autoridades do Judiciário e dos executivos estadual e municipal voltaram a se falar, e definiram alguns ajustes da proposta. Antes de divulgarem a seqüência das negociações, as autoridades definiram por não comentar o assunto até que se passe a eleição, de forma que o assunto não seja usado como bandeira de campanha por nenhum candidato.

O ApukaOnline obteve informações que a prefeitura já teria identificado um terreno situado na zona rural do município, e que poderia ser doado para a construção da penitenciária. No propósito de não comentar o assunto antes do dia 3 de Outubro, o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) não quis se pronunciar, limitando a dizer que fará o que for a vontade dos apucaranenses.

A proposta da construção deste centro de detenção é aprovada pelos membros do Poder Judiciário e Ministério Público, que se animaram com a proposta do governo. Para o promotor criminal da comarca, Walter Shingi Yuyama, a vinda de uma penitenciária para a cidade renovaria toda a estrutura da Justiça no município, pois resultaria na vinda de uma Vara de Execuções Penais, que agilizaria os mais de 9 mil processos que tramitam na comarca.

Para o juiz Katsujo Nakadomari, a penitenciária traria inúmeros benefícios para a comarca. Em entrevistas à imprensa local, o juiz disse ser preferível uma unidade de segurança máxima, que um “barril de pólvora” prestes a explodir como o mini-presídio de Apucarana, localizado na área urbana do município.  

Na última reunião do Conselho de Segurança realizada a semana passada, o comandante do 10º da Polícia Militar Coronel Ronaldo Antônio Maciel também se mostrou favorável a proposta, porém concordando com uma ampla discussão após as eleições. Para Ronaldo, a unidade possibilitaria a ampliação do efetivo policial do município. O delegado Ricardo Casanova também foi enfático em dizer que é favorável a proposta pois traria inúmeros benefícios. Casanova destacou a situação do mini-presídio de Apucarana, e reforçou a necessidade de medidas para acabar com a superlotação do local.

O Conselho Comunitário de Segurança de Apucarana (CONSEG) iniciou a discussão do assunto na última semana, e neste sábado o presidente Rildo Galeriani do Nascimento afirmou ser favorável a proposta. O CONSEG iniciou pesquisas sobre a estrutura das penitenciárias estaduais, e está partilhando o resultand com os conselheiros, a fim de que auxiliem no posicionamento das entidades que possuem assento no conselho.

A discussão tem incentivado a comunidade a iniciar o debate sobre o assunto. Segundo a presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Apucarana, Catarina Viana, “o debate é válido, mas a cidade não pode perder a oportunidade novamente. Meu filho mora em Piraquara e ele sempre fala que a penitenciária trouxe mais segurança para a cidade. Nunca ouvimos falar que alguém tentou fugir da cadeia lá. A segurança é máxima, e além disso gera inúmeros empregos. Outro detalhe, as famílias dos presos não se mudaram para a cidade” disse Catarina.

Diante toda discussão sobre o assunto, a Pastoral Carcerária, movimento ligado à Igreja Católica e com abrangência em toda a diocese se reuniu, e definiu apoio a construção de uma penitenciária em Apucarana. Segundo o coordenador pastoral Carlos Ferreira, os encarcerados de Apucarana e do Vale do Ivaí precisam de uma estrutura digna para pagarem por seus atos. “A igreja católica, através da Pastoral é favorável a construção desta penitenciária, e que ela proporcione ocupação aos presos” disse Carlos em entrevista à Rádio Nova Am de Apucarana.


POLITICAGEM
Sobre as posições contrárias a proposta, o religioso disse que “os oposicionistas devem se apegar com Deus, pois perceberão que isto é uma necessidade dos irmãos encarcerados”. O coordenador ainda reiterou que muitos que são contrários a proposta estão agindo movidos por interesses políticos. “E é terrível isso minha gente...” avaliou Carlos.


Fonte: www.apukaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário