sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Arquiteto da SEJU vai tirar dúvidas sobre penitenciária
 
O envio do profissional ficou definido nesta quarta-feira (10/11) depois que o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) esteve na capital paranaense para obter oficialmente mais detalhes sobre o projeto arquitetônico
O arquiteto do Departamento Penitenciário da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Paraná (SEJU/PR), Ilton Lemberg Bittencourt, vai estar em Apucarana nos próximos dias para fazer uma explanação pública sobre como deverá ser o formato da penitenciária oferecida pelo Governo do Estado ao município. O envio do profissional ficou definido nesta quarta-feira (10/11) depois que o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) esteve na capital paranaense para obter oficialmente mais detalhes sobre o projeto arquitetônico.

“Agora vamos agendar esta reunião pública, mas de fato já temos como certo de que o que é oferecido é um CDR – Centro de Detenção e Ressocialização. Quanto ao formato, para 400, 500, 600 ou até 900 presos, ainda não sabemos. Segundo a SEJU, vai depender de um estudo, da análise da demanda presumida ainda a ser concluída”, destaca João Carlos, que vem conduzindo a questão abrindo o diálogo à sociedade. “A partir desta explanação técnica é que de fato poderemos mensurar investimentos, quantidade de agentes necessários, prazos, entre outros pontos ainda alvo de perguntas”, destaca o prefeito. Ele ressalta que a recente sanção da lei municipal, que regulamenta os trâmites que o processo de instalação da penitenciária deve percorrer, é outro ponto que destaca a transparência com que a administração pública vem conduzindo o processo.

A oferta de uma penitenciária modelo para a cidade, onde os detentos podem de fato buscar a reabilitação social (estudar, trabalhar, ter contato com a religião, entre outras atividades salutares) aconteceu em meados de setembro. Na oportunidade, o secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, esteve em Apucarana, onde visitou as unidades das polícias civil e militar, o minipresídio da cidade, e fez uma passagem de cortesia no Fórum Desembargador Clotário Portugal.

Durante o encontro com o juiz Katsujo Nakadomari e o promotor Walter Yuyama, Serpa oficializou o anunciou da construção de uma penitenciária em Apucarana e falou da necessidade de transferir o minipresídio local para administração da Secretaria de Estado da Justiça. “s promotores e o juiz apoiaram a proposta, principalmente depois de o secretário anunciar que o Paraná terá uma verba de R$ 79 milhões, do Ministério da Justiça, para construção e reforma de presídios.

Na oportunidade, cogitou-se um CDR para até 600 vagas e foi ressaltado que a administração do minipresídio sobrecarrega as atividades desempenhadas pela 17° SDP. “Se a transferência acontecer, poderemos melhorar os serviços à população e focar nossos trabalhos na melhoria da segurança da cidade de Apucarana”, enfatizou na oportunidade o delegado-chefe da 17ª SDP, Gabriel Marcelo Botelho Junqueira Filho. Atualmente, em situação desumana, estão na carceragem do minipresídio mais de 230 presos, quando a capacidade é de 80 presos.

Solução para superlotação carcerária é prioridade do Governo do Estado


A Secretaria Estadual d Segurança Pública esclarece que a superlotação carcerária é problema crônico, tratado como prioridade pelo Governo d Estado. Apenas nos últimos anos, segundo a Agência Estadual d Notícias (AEN), o governo estadual criou mais que o dobro d vagas e unidades penitenciárias, que ajudaram a esvaziar a cadeias.

Fonte: www.apucarana.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário